Notícias


Consulta pública: implantação de novo anexo tarifário de água e esgoto de Três Pontas - MG

Por Diretoria / Data: 11/10/2019




Já encontra-se disponível o estudo de atualização das tarifas de água e esgoto do SAAE de Três Pontas/MG.

Os arquivos estão disponíveis aqui.

As consultas públicas são processos democráticos para construção conjunta de políticas públicas entre governo e sociedade. Com a colaboração dos cidadãos, empresas, movimentos e organizações da sociedade, as ações e programas do governo poderão atingir seus objetivos e ser aprimorados de acordo com as demandas coletivas.

CISAB SUL FIRMA CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM ASSEMAE PARA CURSOS E TREINAMENTOS

Por Diretoria / Data: 27/09/2019




Na tarde do dia, (24/09), o presidente do CISAB SUL, prefeito Hideraldo Henrique Silva assinou o convênio com a ASSEMAE- Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento visando a parceria nos cursos e treinamentos oferecidos pela instituição. A idéia do convênio partiu dos próprios consorciados, que há muito tempo alimentavam esse desejo.

O consórcio agradece imensamente ao Sr. Aparecido, presidente da ASSEMAE, ao Francisco, ao Gabriel e a Adeilma, que nos acolheram muito bem. Em breve teremos disponível os cursos ofertados pela ASSEMAE e as datas programadas.

Fotos: Gabriel Alves - ASSEMAE

EQUIPE DE REGULAÇÃO APRESENTA ESTUDO TARIFÁRIO AO SAAE DE TRÊS PONTAS

Por Diretoria / Data: 27/09/2019




Na tarde do dia, (25/09), a equipe de regulação do CISAB SUL esteve na cidade de Três Pontas, em reunião agendada com o prefeito municipal Marcelo Chaves, o diretor do SAAE, Marcos Antonio e servidores da autarquia, para apresentar a proposta de instituição das novas tarifas solicitadas a serem aplicadas.

O estudo teve aprovação dos presentes e deve ser apresentado aos vereadores e a população, em audiência pública a ser agendada.

CISAB SUL SE REÚNE EM ASSEMBLÉIA EXTRAORDINÁRIA PARA DELIBERAR NOVAS RESOLUÇÕES

Por Diretoria / Data: 23/09/2019




Na última sexta-feira, (20/09), os membros do CISAB SUL – Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Sul de Minas se reuniram em assembléia extraordinária, na sede do CVT/UAITEC, em Boa Esperança, para deliberar sobre as novas resoluções que normatizam os serviços de regulação tarifária e sua estrutura de atendimento ao consorciado.

Além da assembléia foi apresentado aos consorciados uma proposta para utilizar energia solar, para reduzir os custos de consumo com energia elétrica. A empresa detentora da tecnologia está analisando os números de cada autarquia e deve apresentar uma proposta comercial em breve.

CISAB SUL PROMOVE PALESTRAS SOBRE REGULAÇÃO

Por Edsonjor66 / Data: 06/08/2019




Na última sexta-feira, (03/08) dois eventos marcaram o dia dos consorciados do CISAB SUL. Primeiro na parte da manhã quando recebemos a presença de dois especialistas em regulação para palestrar sobre pontos cruciais do serviço prestado no saneamento básico. Dr Marlon do Nascimento, do estado do Paraná dissertou sobre os aspectos legais do serviço de regulação e a mestranda em economia Luisa Veira, do CISAB ZONA DA MATA, da cidade de Viçosa/MG dissertando sobre a Metodologia Aplicada na Regulação. Além dos consorciados de Boa Esperança, São Lourenço, Carmo de Minas, Lambari, Três Pontas, Nepomuceno, São João Batista do Glória, Córrego Fundo, Campo Belo e Coqueiral participaram das palestras diretores de SAAEs e DEMAEs dos municípios de Dom Viçoso, Eloi Mendes, Bandeira do Sul.

O encontro, com temas de formação técnica, ajudou os diretores a esclarecerem dúvidas, quanto a legalidade e a metodologia utilizada na regulação, pelo CISAB SUL.

Na parte da tarde aconteceu a assembléia geral extraordinária com os consorciados que deliberaram, entre outros assuntos, a inclusão de novos municípios no CISAB SUL.

O consórcio CISAB SUL tem planos para promover novos espaços e temas para treinamento e capacitação de seus consorciados. Fique atento! 

EQUIPE CISAB SUL PARTICIPA DE CÂMARA TÉCNICA PARA AGÊNCIAS REGULADORAS

Por Nathaly / Data: 26/06/2019




Representando o consórcio CISAB SUL, uma delegação foi participar da "CÂMARA TÉCNICA DE REGULAÇÃO" , na cidade de Americana/SP. O evento recebe diretores de agências reguladoras e membros de consórcios de saneamento, para discutir soluções, frente às dificuldades encontradas no setor. A organizadora do evento, a Associação Brasileira de Agências de Regulação - ABAR oferta esse encontro, de forma contínua e sistemática, com o objetivo de fomentar, cada vez mais, o interesse dos envolvidos, na área, na busca de soluções sustentáveis. 

O CISAB SUL está se fortalecendo como consórcio e investindo em sua agência de regulação.

SAAE DE CAMPO DO MEIO MANIFESTA INTERESSE EM SE UNIR AO CISAB SUL

Por Edsonjor66 / Data: 18/06/2019




Na manhã de terça feira (18/06), a diretoria do SAAE de Campo do Meio recebeu  visita de membros do CISAB SUL, com o objetivo de retomar as negociações que dizem respeito à participação da autarquia no consórcio. Segundo o diretor, Aureliano Nogueira Bruno, a participação é um desejo antigo e que só agora será possível tornar realidade.

O CISAB SUL acolherá com muita expectativa a chegada do novo consorciado.

ASSEMBLÉIA EXTRAORDINÁRIA MARCA NOVA ETAPA DO CISABSUL

Por Nathaly / Data: 17/06/2019




Na última sexta-feira, (14/06), o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico - CISABSUL se reuniu na cidade de Boa Esperança, em Assembléia Extraordinária, para deliberar novas ações, frente ao fortalecimento do consórcio e da agencia reguladora. Hoje são 10 cidades que compõem o CISABSUL e o presidente, o prefeito de Boa Esperança, Hideraldoo Henrique Silva, quer fortalecer a representatividade política e administrativa do consórcio, junto a todos os órgãos estaduais e federais. Hideraldo quer investir na otimização dos serviços da agência reguladora, fortalecer as compras compartilhadas e dar aos consorciados o apoio necessário para que suas necessidades sejam supridas. “Sabemos que cada SAAE e DEMAE tem suas particularidades, mas unidos e juntos, como um consórcio temos muita força e condições de nos fortalecer e conseguirmos superar nossas dificuldades. A troca de experiências e informações que são de interesse de todos nós, só nos ajudará a nos tornarmos um órgão de referência em saneamento básico para o nosso sul de minas. Hoje somos apenas dez cidades, mas em breve conseguiremos agregar outras mais, pois a união faz a força e é isso que nós queremos somar forças.”