Importância do consumo de água no inverno

Publicado em: 26/06/2020

Ao contrário do que muita gente pensa, beber água em dias frios é tão importante quanto no verão. Apesar de sentirmos mais sede em dias quentes, nosso organismo precisa de hidratação em todas as estações. A água tem uma importância vital para o organismo humano, que precisa estar equilibrado para funcionar corretamente, pois, além de ajudar a regular a temperatura corporal, mantém a pele hidratada e previne doenças pulmonares e respiratórias, características dessa época do ano.

Assim como as temperaturas, o consumo de água também diminui no inverno, entretanto os especialistas alertam: ingerir cerca de 2 (dois) litros do líquido por dia, ajuda evitar problemas renais, de pele e desidratação. De acordo com a patologista clínica e naturopata Rosi Simon, a água contém nutrientes que regulam a temperatura do corpo. No frio precisamos de menos água do que no calor, por isso sentimos menos sede, porém, nessa época eliminamos mais suor pela urina, o que favorece o aparecimento de doenças como pedra nos rins, cistite e infecções urinárias de repetição. Segundo naturopata, o ideal é que a pessoa não espere um sinal de sede, mas se mantenha hidratada o dia todo, tomando água aos poucos.

PERIGOS DA FALTA DE HIDRATAÇÃO NO INVERNO

 

Entre os principais perigos da falta de água estão:

  • Problemas ou cálculos renais; 
  • Pele seca; 
  • Letargia ou cansaço mental; 
  • Sensação de fome que pode causar compulsão alimentar; 
  • Dores de cabeça; 
  • Prisão de ventre
  • Febres;
  • Maior risco de diabetes; 
  • Redução da pressão arterial; 
  • Maior irritabilidade ou alterações de humor


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